Foto: La Tercera
Diamela Eltit é chilena, escritora e acadêmica. Estudou na Universidad Católica de Chile e fez cursos de pós-graduação na Universidad de Chile. Há mais de trinta anos é professora, conferencista e participante de seminários e congressos em universidades chilenas, latino-americanas, europeias e americanas. Iniciou sua carreira docente como professora titular na Universidad Tecnológica Metropolitana, em Santiago do Chile. Desde 2008, é Professora Global Distinguida na New York University e em 2014-2015 foi convidada a ocupar a Cátedra Simón Bolívar na Cambridge University, Reino Unido.
Eltit publicou seu primeiro romance, Lumpérica , em 1983 e continuou publicando no Chile, Argentina, Venezuela, Peru, México e Espanha. Sua obra já foi traduzida para o inglês, francês, italiano, finlandês e grego. Sua prática ensaística e de opinião cultural, literária e política foi reunida em três livros. Em 2010, recebeu o prêmio José Donoso de Literatura Latino-americana. Os textos de Eltit têm sido objeto de numerosos estudos, livros, ensaios, encontros e seminários. Seu arquivo foi adquirido pela biblioteca da Princeton University, nos Estados Unidos.
Em 1979, Diamela Eltit foi uma das fundadoras do Colectivo de Acciones de Arte (CADA), que nasceu como uma expressão da luta cultural contra a ditadura de Pinochet e cujo arquivo foi doado ao Museo de la Memoria y los Derechos Humanos de Chile.