COORDENADORXS
Brenda Werth é professora adjunta de Estudos Latino-Americanos na American University, em Washington D.C. Os seus interesses de pesquisa incluem o teatro, os documentários e a performance latino-americana, as questões relativas ao gênero, os estudos da memória e a tradução. Está atualmente trabalhando em um projeto que explora a política da não-ficção no teatro documental e na cinematografia argentina do século XXI.
Paola S. Hernández é professora adjunta de Espanhol e Estudos Latino-Americanos na University of Wisconsin-Madison. Suas áreas de pesquisa e docência têm como foco o teatro e performance latino-americano, os espaços da memória e os direitos humanos. Seu projeto atual examina o papel do “real” nas artes visuais, no teatro documental contemporâneo e na etnografia urbana na Argentina, na Colômbia, no Chile e no Peru.
Jorge A. Hernández Esguep é professor e diretor do Instituto de Artes Visuais da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidad Austral de Chile. Sua pesquisa enfoca a performance, Fluxus, arte/ação e intervenções urbanas. Ele é cofundador de Los Ángeles Negros, com o qual participou da exibição entitulada Perder la forma humana, no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (2013).
SALAS
Sala Victor Jara, DETUCH
DESCRIÇÃO
Este grupo busca explorar a poética visual da ação-arte direta na forma de performance e intervenção urbana no cenário social, político e cultural de Santiago do Chile. O nosso objetivo é criar um vínculo intelectual e artístico entre os textos literários, críticos e teóricos e utilizar esse vínculo como guia para a nossa interação com os espaços urbanos carregados de significado histórico e político em Santiago. Como um grupo, exploraremos a ressonância afetiva resultante do ato de caminhar por esses espaços emblemáticos da cidade, encorporando e participando da ressignificação política e histórica desses espaços. Examinaremos coletivamente o papel da arte e da performance dentro de um cenário político, considerando a histórica tradição socialista chilena e o impacto de partidos políticos como o Unidad Popular. Também levaremos em conta os discursos utópicos relacionados ao hombre nuevo na América Latina, bem como o papel das artes na resistência à mais recente ditadura militar. Por fim, exploraremos movimentos estudantis recentes no Chile como uma nova iteração da intervenção artística e política na cidade. Para o encerramento dos nossos trabalhos, xs integrantes do grupo desenvolverão colaborativamente um projeto criativo (por exemplo, um documentário, uma instalação, uma intervenção), desenvolvido com o propósito de reviver e envolver as histórias sociais, políticas e culturais desses diversos espaços urbanos.