COORDENADORXS
Peter Kulchyski foi criado no norte de Manitoba, Canadá, e foi um dos únicos estudantes não-aborígines em seu colégio interno estatal. Obteve o seu Ph.D. pela York University e é um dos estudiosos mais renomados em Estudos Indígenas no Canadá. É chefe do Departamento de Estudos Indígenas da University of Manitoba.
Smaro Kamboureli ocupa a Cadeira Avie Bennett de Literatura Canadense na University of Toronto, com especialização em Estudos da Diáspora. É editora de Lee Maracle’s Memory Serves: Oratories (a ser publicado no outono de 2015).
Praba Pilar, artista colombiana multidisciplinar, tecnóloga e teórica cultural, explora aspectos das tecnologias emergentes que geram formas globalizadas de crises econômicas e ecológicas. Passou a última década e meia apresentando performances, teatro de rua, instalações interativas, obras de arte digitais, textos e websites que desafiam as narrativas dominantes.
SALAS
7/18-7/20: H302 Tecnoaulas FEN
7/22: B23 FAU
DESCRIÇÃO
Este grupo de trabalho explora práticas, espaços, temporalidades e movimentos coletivos que surgem como alternativas à homogeneização global e ao projeto neoliberal, em particular.
A partir da experiência dos grupos com os quais xs participantes trabalham, este grupo de trabalho enfoca as práticas corporais que expõem e compensam o papel facilitador do Estado na expansão do neoliberalismo e/ou práticas criativas que incitam transformações sociais emancipadoras na comunidade. Questionamos a ideia do “cidadão”, a universalidade desregulada dos direitos humanos, o Estado como força unificadora máxima para a organização social, as fantasias do pensamento global desarraigado e o atual fracasso do capitalismo. Nossos corpos marcam nossa dissidência, nossa dissidência marca nossos corpos.
Pretendemos refletir sobre possibilidades para o futuro, examinando exemplos de práticas sociais que funcionam hoje no hemisfério como vislumbres desse “outro mundo” que é possível construir.