COORDENADORXS
E. Patrick Johnson é professor de Estudos da Performance e Estudos Afro-Americanos e diretor da Pós-Graduação em Estudos da Performance da Northwestern University. Ele é um artista de performance e autor de Appropriating Blackness: Performance and the Politics of Authenticity. Ele é co-editor de Blacktino Queer Performance, entre outros.
Ramón H. Rivera-Servera é professor adjunto e Catedrático de Estudos da Performance na Northwestern University. Ele é autor de Performing Queer Latinidad: Dance, Sexuality, Politics e é co-editor de Performance in the Borderlands e Blacktino Queer Performance. Está trabalhando atualmente em um manuscrito Exhibiting Performance: Race, Museum Cultures, and the Live Event.
SALA
Sala Andres Perez, DETUCH
DESCRIÇÃO
Este grupo de trabalho busca reunir artistas, ativistas e acadêmicos dedicados à performance da política para os negros nas Américas. Nós temos especial interesse em projetos artísticos e ativistas que abordem a circulação da estética e política negra através de fronteiras nacionais e que, ao mesmo tempo, considerem contextos e questões locais. É central para nossa pesquisa a busca da relação entre o contexto do hemisfério americano e outros imaginários afro-diaspóricos culturais e geográficos, como o pan-africanismo, a negritude, o creolité e o Garveismo. Este grupo de trabalho adotará uma abordagem de oficina sobre materiais artísticos e acadêmicos através do compartilhamento criativo de arquivos e exercícios de mapeamento de performances.
Artistas, ativistas e acadêmicos envolvidos com a violência policial/estatal, gênero e sexualidade, trabalho e meio ambiente são especialmente convidados a se inscrever.