COORDENADORES
Fabio Salvatti, Ph.D, é professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, no Departamento de Artes. Fez pós-doutorado na NYU / Instituto Hemisférico (2015). Seus interesses de pesquisa estão focados no humor e no ativismo e o potencial político incorporado à vida cotidiana. É diretor de teatro e trabalhou com duas companhias de teatro: a Kiwi Companhia de Teatro e a Cia. EmCômodo Teatral.
Pedro Bennaton formou-se e fez um mestrado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. É pesquisador, performer, diretor e autor do ERRO Grupo, um grupo de teatro de rua e coletivo de arte. Dirigiu e escreveu diversas peças, apresentadas em países da América do Sul, na Europa e nos Estados Unidos. Sua pesquisa vislumbra as propostas e técnicas do Teatro Invisível de Augusto Boal e as possibilidades artísticas e políticas dos Situacionistas.
SALAS
18/7 – 20/7: H305, Tecnoaulas FEN
22/7: C28 FAU
DESCRIÇÃO
O espaço urbano desdobra-se em um mundo temporário e efêmero, marcado pela transitoriedade, multiplicidade e solidão. Por meio de intensas campanhas de marketing, esses ambientes são utilizados para reforçar as regras, a desigualdade social, o consumo e o desejo. Mas também podem dar espaço a práticas artísticas e ativistas eficazes através do contato direto com xs cidadãxs, se forem utilizadas estratégias e técnicas capazes de perturbar o uso tradicional do espaço. Por esse motivo, este grupo convida estudiosxs, artistas e/ou ativistas interessadxs em práticas urbanas experimentais que mesclem a teoria e a prática. Nosso objetivo é criar rupturas urbanas capazes de afetar o tempo e o espaço através das práticas de observação e intervenção, demonstrando o ciclo epistemológico inevitável composto por essas atividades. Como a observação alimenta a ação, o ciclo continua com uma nova (re)ação e uma nova (re)observação. Assim, os estudos da performance, a ação urbana e o artivismo podem articular uma crítica sociopolítica e uma transformação dos ambientes urbanos e dos seus fluxos, conflitos e representações de poder.