
Adrián E. Gómez González,(Cuba) formado em Belas Artes pela Escuela Especial de Artes Plásticas e pela Academia de Artes, é professor de Projetos Sênior na Facultad de Artes ASAB, Bogotá e explora a natureza interdisciplinar do ritual. Dirige o coletivo Okan e fundou o Encuentro Internacional de Artes Relacionales e a residência artística “Habitacción”.
SOMOS
Performance que questiona a fragilidade do corpo desde o aumento da violência, enfatizando o cuidado do corpo, a empatia pelo corpo alheio e a preocupação pelo próprio. Questiona ainda o que somos, destruindo através de um ato de morte ritual os esquemas impostos sobre o corpo. Quando só resta a pele, esta é rebatizada com outros nomes.
HABEMUS NÓS
Usando o termo que anuncia a nomeação de um novo Papa, o artista escreve “Habemus” com as roupas que lhe cobriam, questionando o que somos e o que temos. A interação com o público, que completa com escritos de giz a frase, implica um diálogo sobre nossas identidades, que será gravado e fará parte de uma instalação e uma memória da ação.