Roberto Varea: Poderes interrompidos: imaginação e lugar às margens
Roberto Varea pesquisa e cria performances ao vivo como espaço de resistência e paz em meio à violência estatal e conflito social. Seus textos e obra editorial incluem a antologia Acting Together–Performance and the Creative Transformation of Conflict e outros artigos e ensaios. Dirige projetos comunitários e leciona na University of San Francisco.
Milena Grass: Mobilizando a memória
Milena Grass Kleiner é tradutora e acadêmica de teatro. Suas principais áreas de interesse são a prática como metodologia de pesquisa e a relação entre o teatro, a história e a memória nas sociedades pós-conflito.
Kim Sawchuk: A performance e a incapacidade / capacitando a performance
Kim Sawchuk é cofundadora do coletivo “m.i.a/montreal in/accessible” que usa tecnologias midiáticas e metodologias performativas para instigar a consciência da discriminação contra pessoas com incapacidades. É cofundadora do Grupo de Trabalho sobre os Estudos da Incapacidade da Concordia é professora no Departamento de Estudos da Comunicação. É autora e co-editora de inúmeros textos sobre a política e a corporalidade.
Paolo Vignolo: Ex-cesso: a estética e a economia das performances festivas nas Américas
Paolo Vignolo é professor adjunto da Universidad Nacional de Colombia, no ramo dos Estudos da Memória e da História Pública. Suas publicações e projetos artísticos enfocam: a poética, a política e a prática do jogo e da performance festiva, como também o patrimônio cultural, os direitos culturais e os agentes culturais. unal.academia.edu/PaoloVignolo
Jorge Hernández: Arte ação direta / poética visual
Jorge A. Hernández é professor e diretor do Instituto de Artes Visuais da Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidad Austral de Chile. Sua pesquisa enfoca a performance, Fluxus, arte/ação e intervenções urbanas. Ele é cofundador de Los Ángeles Negros, com o qual participou da exibição entitulada Perder la forma humana, no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (2013).
Moderadora: Paola Hernández