DONATE

Projetos permanentes


Website do Instituto Hemisférico

O website do Instituto Hemisférico abriga uma vasta coleção de materiais relacionados com a performance e a política nas Américas, incluíndo nossa revista acadêmcia on-line e-misférica, roteiros de curso e leitura, um vasto repositório de imagens digitais e filmagem em vídeo, uma série de arquivos multimídia ou "web cuadernos" dedicados à temas de pesquisa, textos acadêmicos, recursos para artistas, entrevistas e muito mais. Nosso "Virtual Learning Environment" tem a capacidade de incluir:

Centros Hemisféricos

Hemispheric New York é uma iniciativa nova e multifacetada que reúne artistas que vivem e trabalham em Nova York assim como instituições culturais através de uma série anual de performances, um programa de oficinas para performers emergentes (EMERGENYC), e conferências públicas e fóruns na área de Nova York.

O Centro Hemisférico em FOMMA (2008-2013), foi o primeiro centro cultural e de pesquisa regional do Instituto em colaboração com La Fortaleza de la Mujer Maya (FOMMA), e ofereceu performances públicas, oficinas, projeções de vídeo e outras atividades culturais com objetivo de alcançar platéias locais, nacionais e internacionais. Depois de cinco anos de trabalho, as duas organizações decidiram fechar o Centro, e agora FOMMA usa o espaço para seus próprios projetos.

Biblioteca de Vídeo Digital (HIDVL)

Em parceria com as bibliotecas da NYU, e com o apoio financeiro da The Andrew W. Mellon Foundation, a HIDVL é o primeiro arquivo mundial de vídeo digital sobre performance e política das Américas. Com mais de quinhentas horas de vídeo digital até o momento e materiais de suporte extensivo em três idiomas, esta coleção permanente é acessível ao público através do website do Instituto e inclui coleções de artistas como Guillermo Gómez-Peña, Carmelita Tropicana, Danny Hoch, Richard Schechner, e Rosa Luisa Márquez, e dos grupos como Split Britches, Teatro Experimental de Cali, Circus Amok, El Teatro Campesino, Grupo Cultural Yuyachkani, CADA, Teatro La Candelaria, e Malayerba. Também possui coleções de importantes instituições culturais como El Hábito e a The American Indian Community House.

Encontros

De dois em dois anos, o Instituto realiza um Encontro—uma conferência/festival de dez dias—num local diferente nas Américas. Ao fomentar experimentação, diálogo e colaboração, cada Encontro reúne aproximadamente 500 acadêmicos, artistas, ativistas políticos e estudantes para participarem de um programa de conferências, grupos de trabalho, performances, instalações, discussões em mesa-redonda, exposições, projeções de vídeo e oficinas de performance. Os Encontros passados foram realizados no Brasil, México, Peru, Estados Unidos, Argentina e Colômbia. Planejam-se Encontros futuros na Cidade do México e Winnipeg, Canadá.

Cursos

O Instituto promove semináríos ministrados em equipe que combina a qualidade face-a-face de salas de aulas tradicionais com a colaboração on-line, possibilitando os estudantes das Américas comunicarem-se e trabalharem entre si on-line. O Instituto também oferece um curso de verão anual em Lima, em parceria com o Grupo Cultural Yuyachkani, o grupo de teatro coletivo mais famoso do Peru. Este curso intensivo de verão é aberto para os estudantes da NYU e de outras instituições integrantes do Instituto.

Grupos de Trabalho

Os Grupos de Trabalho do Instituto estão baseados em temas e promovem o trabalho em colaboração entre acadêmicos e artistas atuantes. Em 2004, o Grupo de Trabalho Herança Cultural Intangível foi convidado pela UNESCO para escrever o Manual on Social Practices, Rituals and Festive Events (Manual sobre Práticas Sociais, Rituais e Eventos Festivos) como parte da implementação da 2003 International Convention on Intangible Cultural Heritage (Convenção Internacional sobre Herança Cultural Intangível de 2003). Outros Grupos de Trabalho enfocaram as Religiosidades Circulantes, Trauma, Memória e Performance, "Orientes" Latino-Americanos, Performance Afro-Ameríndia, Corpos Escravizados e Carnaval, e Festas Populares nas Américas, entre outros

Publicações

e-misférica: Performance e Política nas Américas, é a publicação principal do Instituto. Esta revista acadêmica on-line, bianual e em três idiomas apresenta ensaios de colegas acadêmicos, apresentações multimídia, perfis de ativistas e resenhas de filmes, performances e livros. Outras publicações incluem os arquivos on-line ou "web cuadernos", volumes editados, e números especiais de revistas acadêmicas (a serem publicados em breve). www.emisferica.org

Afiliação

Os programas e eventos do Instituto Hemisférico são abertos para todos os acadêmicos, artistas e ativistas políticos e cidadãos interessados, independente de qualquer afiliação institucional. Os indivíduos participam dos Encontros e outras atividades do Instituto com base em matrículas e nossa Biblioteca de Vídeo Digital é grátis e acessível a todos. A estrutura de governo do Instituto está baseada numa rede de instituições-membros que fazem parte do Quadro Executivo.

Arquivos

Com sede na Biblioteca Tamiment da NYU, o Arquivo do Instituto Hemisférico possui livros, slides, vídeos, pôsteres e outros documentos frágeis que foram doados por artistas afiliados e acadêmicos a fim de assegurar sua preservação para as geraçãoes futuras.