Claudia Zapata Silva: Os povos indígenas e a tradição anticolonialista na América Latina
Claudia Zapata Silva é doutora em História e autora de Intelectuales indígenas en Ecuador, Bolivia y Chile. Diferencia, colonialismo y anticolonialismo. Diretora do Centro de Estudos Culturais Latino-americanos da U. de Chile, trabalha com representações da diferença e com a escrita de autores afrodescendentes e indígenas na América Latina.
Juan López Intzín: A insurgência do Ch’ulel: Coraçoando seu potencial político e epistemológico descentralizando a hegemonia do saber ocidental
Juan López Intzín é um maia de idioma tseltal. É bacharel em Sociologia e mestre em Antropologia Social pela UIA, Cidade do México. Trabalha conceitos éticos e filosóficos maias que compõem as epistemologias do coração em modo descolonial/de desdomesticação do ser, como: Ch’ulel (Espírito–Consciência)e Sna’el k’inal (Saber–conhecer a vida–mundo).
Dylan Miner: Gaagegoo Dabakaanan miiniwaa Debenjigejig
Dylan Miner, artista, ativista e acadêmico wiisaakodewinini, é autor de Creating Aztlán: Chicano Art, Indigenous Sovereignty, and Lowriding Across Turtle Island. Seu projeto Anishinaabensag Biimskowebshkigewag (Crianças nativas andam de bicicleta)está à mostra na Suécia e Michif–Michin (o povo–a medicina) estará em Vancouver no verão de 2016.
Macarena Gómez-Barris e Francisco Huichaqueo: Sonhando futuros descoloniais
Francisco Huichaqueo é artista visual, cineasta e professor da Escola de Artes Visuais da Universidade do Chile. Atualmente está focado no Festival Internacional de Cinema de Primeiras Nações, em Valdivia, Chile. Seu trabalho explora as paisagens sociais, históricas e culturais, bem como as visões de mundo a respeito de sua linhagem mapuche.
Moderadora: Dot Tuer