COORDENADORAS
Marianne Hirsch ensina Literatura Comparada e Estudos de Gênero na Columbia University e é fundadora do Centro de Estudos sobre as Diferenças Sociais. Recentemente, publicou The Generation of Postmemory; Ghosts of Home: The Afterlife of Czernowitz in Jewish Memory, com Leo Spitzer; “The Subject of Archives” (emisférica, coedição); e Rites of Return.
Diana Taylor é professora da NYU, onde ensina nos departamentos de Estudos da Performance e Espanhol, e diretora do Instituto Hemisférico de Performance e Política. Autora de: Theatre of Crisis (1991), Disappearing Acts (1997), The Archive and the Repertoire (2003) e Performance (2012).
SALAS
18/7 – 20/7: H306, Tecnoaulas FEN
22/7: G14 FAU
DESCRIÇÃO
Reunindo artistas, ativistas sociais e acadêmicxs da memória e da memorialização, este grupo enfoca os riscos políticos de se testemunhar e prestar testimônio como resposta a vulnerabilidades socialmente impostas e ao trauma histórico. Este projeto explicitamente explora atos de testemunho e as consequências da repressão e perseguição política. O grupo questiona quais estratégias de memorialização e de reimaginação seriam mais eficazes para chamar a atenção para injustiças do passado e do presente e para criar possibilidades de se corrigir isto através do protesto, da ação e da resistência.