Hemi reúne os principais acadêmicos, artistas e ativistas que trabalham na interseção entre prática artística e transformação social. Focando em questões urgentes de nosso tempo—desde os direitos humanos à migração até as desigualdades raciais, econômicas e de gênero—investigamos performance e política por meio de Encuentros, publicações e plataformas digitais a fim de criar novas vias de pensamento e ação.
Projetos e Iniciativas do Instituto Hemisférico
HemiPress
A HemiPress é a nossa imprensa para publicações digitais. Por meio de diversas plataformas de código aberto, a HemiPress inclui uma série de livros digitais, ensaios independentes e a revista do Instituto emisférica, além de entrevistas, cadernos temáticos e outros recursos pedagógicos. A HemiPress oferece ainda acesso ao Tome, uma ferramenta de ponta para a publicação online multilíngue.
Biblioteca de Vídeo Digital do Instituto Hemisférico (HIDVL)
A Biblioteca de Vídeo Digital do Instituto Hemisférico (HIDVL) é a primeira biblioteca de vídeo digital dedicada às práticas performáticas das Américas. Criada em colaboração com as Bibliotecas da NYU e com o patrocínio da Fundação Andrew W. Mellon, este extenso arquivo garante a preservação histórica e o acesso aberto a mais de 700 horas de vídeo através do website do Hemi. Entre as coleções adquiridas recentemente estão Augusto Boal, Franklin Furnace, New World Theater, Mujeres Creando, UNIVERSES e Carmelita Tropicana, entre outras.
Hemi Nova Iorque
Com sede na NYU, o Hemi Nova Iorque é um núcleo para o intercâmbio artístico e acadêmico. Ele oferece, durante todo o ano, uma programação pública que inclui conferências, performances e exibições.Suas iniciativas centrais incluem o EMERGENYC, um programa de treinamento para artivistas emergentes; o Critical Tactics Lab, um fórum de pesquisa sobre a ação coletiva; e os Diálogos Hemisféricos, que são discussões em torno de debates contemporâneos, encabeçados por eminentes acadêmicos do ramo.
Grupos de trabalho
Os grupos de trabalho facilitam a pesquisa e a colaboração a longo prazo entre acadêmicos, artistas e ativistas. Nosso modelo para os grupos de trabalho surgiu como uma alternativa aos paineis acadêmicos tradicionais, proporcionando um espaço de exploração sustentável em torno de temas importantes para o estudo da performance e da política.
Encuentros
Parte conferência acadêmica, parte festival de performance, nossos Encuentros são eventos bienais que reunem centenas de acadêmicos, artistas, ativistas e estudantes em diferentes lugares das Américas. Eles potencializam a experimentação, o diálogo e a colaboração através de um programa de conferências, performances, mesas redondas, grupos de trabalho, oficinas e exposições. eX-cêntrico: dissidência, soberanias, performance (Santiago, 2016) e ¡MANIFESTA! A coreografia dos movimentos sociais nas Américas (Montréal, 2014) foram os nossos Encuentros mais recentes.
Cursos
Nossos cursos interdisciplinares, oferecidos em diversos lugares das Américas, buscam ampliar a noção de conhecimento e de como ele é transmitido. As pedagogias colaborativas, as metodologias interdisciplinares, uma ênfase no conhecimento situado, no trabalho de campo e na prática física são algumas das estratégias utilizadas para reimaginar a pedagogia e a produção do conhecimento.
Arquivos
Localizado na Biblioteca Tamiment da NYU, o nosso arquivo inclui materiais frágeis, tais como slides, fotografias, livros, pôsteres e outros objetos relacionados à performance que tenham sido oferecidos ao Hemi por artistas e pesquisadores afiliados a fim de assegurar a sua preservação para as gerações futuras. Além das coleções abrigadas na Tamiment, o Hemi conta também com uma biblioteca no Instituto, composta por livros, revistas, vídeos e outros materiais de fontes primárias, doados por artistas e pesquisadores da nossa rede. Os visitantes podem ter acesso a esta exclusiva coleção visitando a nossa sala de leitura.
Iniciativa da Rede de Estudantes de Pós-Graduação (Hemi GSI)
A Hemi GSI busca fortalecer a rede de estudantes de pós-graduação do Instituto trabalhando na interseção entre a performance e a política. Realizadas em universidades-membro e completamente organizada pelos estudantes, as palestras (Convergências) criam oportunidades para que uma nova geração possa compartilhar suas pesquisas, colaborar com artistas-ativistas e desenvolver pedagogias alternativas.
Rede de Performance Queer Helix
Uma colaboração entre o La Mama Experimental Theater Club, o BAX / Brooklyn Arts Exchange e o Instituto Hemisférico, a Rede de Performance Queer Helix procura apoiar artistas queer emergentes, unir as diversas comunidades queer e celebrar o patrimônio e a linhagem da performance queer na cidade de Nova Iorque. A Helix surgiu a partir da Rede Hemisférica de Performance de Nova Iorque, uma iniciativa criada com o apoio da Fundação Rockefeller, que construiu associações institucionais duradouras entre a Rede Helix e certos espaços de arte chave na cidade de Nova Iorque. Por meio de iniciativas educacionais, inovadoras produções de palco e debates públicos desafiadores que priorizam a diversidade de faixa etária, raça, classe e gênero, a Helix busca promover uma comunidade de performance intergeracional, multirracial e multigênero, em que os artistas possam documentar uma ampla gama de experiências queer no contexto de uma rica história artística.
Membros
Nossas instituições membro dão vida ao nosso trabalho. Cada instituição contribui com o seu conhecimento local, para assim criar uma rede muito mais poderosa que qualquer instituição individual. Além de participar da visão e prática do Hemi, os nossos membros têm acesso a nossas ferramentas de autoria digital, bem como aos nossos arquivos online e outros recursos pedagógicos. Professores e estudantes têm a oportunidade de propor grupos de trabalho, participar de cursos de pós-graduação e colaborar com uma rede que abrange todo o continente americano, trabalhando ativamente com problemas e desafios sociais prementes.